Buscar

Campo Grande poderá ativar tecnologia 5G na próxima segunda

Cb image default
Divulgação

A partir da próxima segunda-feira (19), as prestadoras de serviços de telecomunicações de Campo Grande poderão ativar o 5G. A notícia foi divulgada pelo governo federal hoje (14), através do Gaispi (Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência).

Conforme o portal, as prestadoras que adquiriram a faixa de 3,5 GHz na licitação de 5G, realizada no ano passado, poderão ativar estações com a tecnologia de quinta geração do serviço móvel. Além de Campo Grande a tecnologia estará disponível nas cidades de Aracaju/SE, Boa Vista/RR, Cuiabá/MT, Maceió/AL, São Luís/MA e Teresina/PI.

A decisão foi tomada pelo Gaispi e atende a faixa de 3.625 a 3.700 MHz.

11 estações na Capital

Até o dia 28 de novembro, quando vence a obrigação editalícia, as prestadoras Claro, Tim e Vivo deverão ter no mínimo 11 estações de 5G ativadas em Campo Grande, 8 em Aracaju/SE, 5 em Boa Vista/RR, 8 em Cuiabá/MT, 13 em Maceió/AL, 14 em São Luís/MA e 11 em Teresina/PI.

Já possuem estações de 5G em operação as cidades de Brasília/DF, Belo Horizonte/MG, Curitiba/PR, Fortaleza/CE, Florianópolis/SC, Goiânia/GO, João Pessoa/PB, Natal/RN, Palmas/TO, Porto Alegre/RS, Recife/PE, Rio de Janeiro/RJ, Salvador/BA, São Paulo/SP e Vitória/ES. A faixa de 3,5 GHz é a que garante as melhores potencialidades da quinta geração.

O Conselho Diretor da Anatel já havia aprovado, em 18/08, a postergação da data de liberação do uso do 5G na faixa de 3,5 GHz para 28 de outubro nas demais capitais, conforme sugestão do Gaispi, com base em informações da Entidade Administradora da Faixa (EAF).

Tal medida foi necessária para permitir a conclusão das ações de desocupação da faixa e mitigação de eventuais interferências na recepção das estações do Serviço Fixo por Satélite (FSS). Permanece a possibilidade de antecipação por decisão do Gaispi, mesmo nessas cidades, desde que adotadas as medidas necessárias por parte da EAF.

Quem recebe as transmissões da TV Aberta pela antena parabólica precisa adaptar o equipamento para evitar eventuais interferências.

Inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) que recebem sinal da TV aberta por parabólica podem solicitar o kit gratuito para a adaptação do equipamento à Siga Antenado, nome fantasia da EAF.

É fundamental que seja realizado agendamento para a instalação dos novos equipamentos. Mais informações estão disponíveis no site da Siga Antenado. Também está disponível o telefone 0800-729-2404.